A contagem do Omer

Como você se sentiria se os pesquisadores prestes a curar o câncer morreram em um acidente de avião?

Nos dias de hoje, lamentamos a morte dos alunos do rabino Akiva. Dezenas de milhares de homens renunciam à aparência, crescem os bigodes e chegam ao trabalho parecendo lamentadores. Nós não fazemos casamentos ou celebrações e não ouvimos música por causa do grande desastre que ocorreu durante este período. 24.000 estudiosos de Torá morreram!
 
A verdade é que esse luto, que dura quase dois mil anos, é bastante surpreendente. Este foi sem dúvida um desastre terrível. Um grande choque, perdendo vinte e quatro mil eruditos da Torá! Mas ainda é difícil entender por que lamentamos até hoje?
 
Além da mensagem, devemos nos honrar mutuamente, razão pela qual eles foram punidos e nosso dever hoje em dia de memorizar essa mensagem também é uma mensagem muito importante em como nos relacionamos especificamente com esse desastre. Nossa nação sofreu maiores tragédias no curso da história que não são lamentadas tanto quanto esta.
 
É possível que a razão pela qual lamentamos durante o Omer pela morte dos estudantes do Rabi Akiva por gerações seja por causa da importância de apreciar os gigantes da Torá e sentir dor quando eles estão perdidos para nós.
 
Por exemplo, se tivéssemos um grupo de pesquisadores reunidos em todo o mundo prestes a anunciar um avanço médico, uma cura para o câncer. Mas todos eles morreram em um acidente de avião sem ainda documentar seu avanço médico. Nosso luto não seria apenas para eles, mas para a perda de toda a humanidade.
 
Isso é mais ou menos verdadeiro quanto à perda dos líderes em potencial da nação que pereceram entre a Páscoa e Shavuot. Esta foi a perda da grandeza da Torá Potencial neste mundo e não é recuperável. Este eterno luto transmite a mensagem do que é importante para nós.
 
É por isso que este período de luto ocorre durante os dias que antecederam os dias da entrega da Torá. Esses dias são a própria essência da honra da Torá, pois o Maharal escreveu que os 32 dias até Lag BaOmer têm o valor numérico da honra, que também é igual a 32.
 
Talmud Torá é igual a todas as outras mitsvot combinadas
 
Quando nossos sábios disseram que o Talmud Torá é igual a todas as outras mitsvot combinadas, elas significam exatamente isso. Algumas coisas são muito importantes, mas o estudo da Torá é o segredo da existência do mundo e do homem. Quem trabalha na Torá ativa a usina nuclear e sustenta todo o universo.
 
Esta declaração, Talmud Torá igual a todas as outras mitsvot combinadas, é dita em nossas orações matinais todos os dias, mas para que ela afunde em nossas vidas diárias, ela precisa ser expressa de uma maneira concreta. Quando um pai honra seu filho como um estudioso da Torá, ele mostra que ele reconhece a importância de aprender a Torá. É verdade que o filho recebe o mandamento de honrar seu pai e o pai não é ordenado a honrar seu filho, mas há muitas oportunidades de expressar a honra e o status de um filho que aprende a Torá.
 
O Talmud (Shabat, 22) diz: “uma pessoa que ama os estudiosos da Torá terá filhos que são eruditos da Torá, e aqueles que honram os eruditos da Torá terão filhos em leis que são eruditos da Torá.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo